Guia do Usuário


Bem vindo ao AZClear ! 

Um jogo de Estratégia, Raciocínio, Memória, Paciência e Sorte !





O objetivo do jogo é eliminar todas as letras do tabuleiro. 

O tabuleiro é preenchido aleatoriamente com letras de A a Z de acordo com o nível selecionado.
Você tem um tempo curto para vencer.

Você precisa ter ao menos 1 ponto para clicar no tabuleiro ou nos botões de movimento e método.

Para cada letra eliminada no tabuleiro você ganha 1 ponto, para cada erro cometido você perde 1 ponto.

E para cada click nos botões de movimento ou método você perde 1 ponto, então seja cauteloso.


Se você eliminar todas as letras do tabuleiro você vence.





Se você ficar com 0 pontos ou o tempo acabar, você perde.






Para jogar você precisa ter um controle remoto LG compatível com os aplicativos da sua Smart TV, ele deve possuir as 4 teclas coloridas,  as  teclas Play e Pause além das tradicionais teclas de movimento e seleção. 

O Help pode ser acessado também com a tecla Stop. Se você possuir um controle tipo Magic com função apontador o jogo se tornará mais dinâmico e fácil de operar pois basta clicar sobre os botões ou casas do tabuleiro, como se usa um mouse no computador. 

O modelo da esquerda é um controle Smart TV e o da direita é um controle Magic.




Clique no botão [ New ] ou use a tecla Vermelha para reiniciar o jogo e selecionar o modo e nível desejado para jogar.

No nível A as casas do tabuleiro são preenchidas apenas com a letra A, no nível B as casas são preenchidas com as letras A ou B, no nível C as casas são preenchidas com as letras A, B ou C, até o nível Z onde as casas do tabuleiro são preenchidas com as letras entre A e Z.

Os modos de jogos são: 
Fácil ( Easy ) , Médio ( Medium ) , Difícil ( Hard ) e Desafio ( Puzzle )










Os primeiros 3 métodos definem o tempo de jogo, no modo Médio você tem menos tempo que no Fácil e no modo Difícil você tem menos tempo que no Médio. As letras de A a Z definem o nível do jogo.

O modo Puzzle( Desafio ) são 26 tabuleiros totalmente preenchidos onde você só poderá usar os métodos para eliminar as letras e sem poder salvar ou desfazer uma jogada. As letras de A a Z definem o tabuleiro a ser carregado.

Para selecionar o  modo de jogo clique sobre o modo desejado, utilize as teclas coloridas, ou use as teclas de movimento para posicionar o cursor sobre o modo e aperte Ok. 

Em seguida, clique sobre uma letra de A..Z para iniciar a partida no nível desejado.

Exemplo de uma partida iniciada no modo Fácil ( Easy ) nível AF:





Exemplo de uma partida iniciada no modo Médio ( Medium ) nível AK:





Exemplo de uma partida iniciada no modo Difícil ( Hard ) nível AZ:




A tecla Pause é utilizada para alternar a função das teclas coloridas entre os botões de Controle e Movimento e também selecionar o botão Help para ser acionado com o Ok.



As teclas de 0 a 9 selecionam os métodos da jogada.

Se você utiliza um controle Smart, para realizar uma jogada primeiro selecione um método e em seguida posicione o cursor sobre  a letra desejada e aperte Ok.

Com um controle Magic basta clicar sobre as funções desejadas e a letra da jogada.


Exemplo de uma partida iniciada no modo Desafio ( Puzzle ) A:



No modo Desafio ( Puzzle ) não é possível mover as letras, salvar ou desfazer as jogadas, apenas selecionar os métodos corretos e ir clicando sobre as letras para apagá-las. 
( repare nos botões desabilitados )



As letras podem ser eliminadas se nas casas ao redor delas existir ao menos outra letra igual ou em ordem sequencial.

Examplo:



Apenas as letras A, B, C e D podem ser eliminadas com 1 clique. Fazer isso chama-se 'AZClear'.

para fazer um 'AZClear' selecione um método para testar as letras ao redor da letra onde você irá clicar.

Cada método tem uma regra para analisar as letras ao redor da letra a ser clicada.

Selecione o método correto para eliminar as letras iguais ou em ordem sequencial crescente ou decrescente.

Quando você clica sobre uma letra, todas as letras ao redor são analisadas de acordo com o método selecionado e se estiverem de acordo com a regra do método serão marcadas.

Então, para cada uma dessa letras marcadas o processo de teste se repete e as letras ao redor são analisadas também até que no final de todos os testes todas as letras que foram marcadas serão eliminadas e você irá ganhar 1 ponto por cada uma delas.

Se ao redor da letra clicada não existir nenhuma letra ou nenhuma delas esteja de acordo com o método selecionado, isso será uma jogada errada e você irá perder 1 ponto.

Os métodos são os seguintes:

EQUAL: ( Igual )
Elimina letras iguais ao redor da letra clicada.
( Clique em qualquer A ) 


Repare que existem muitas outras letras no tabuleiro que tem letras iguais ao redor e poderiam ser clicadas também, porém este é um tutorial simples para explicar os métodos.



NEXT: ( Próxima )
Elimina letras em ordem crescente a partir da letra letra clicada.
( Clique no B )




PRIOR: ( Anterior )
Elimina letras em ordem decrescente a partir da letra letra clicada.
( Clique no E )




SIDE: ( Lados )
Elimina letras em ordem crescente a partir da letra letra clicada mas somente as que estiverem nas casas laterais.
( Clique no F )




ANGLE: ( Ângulos )
Elimina letras em ordem crescente a partir da letra letra clicada mas somente nas casas diagonais.
( Clique nos Js )






WEST: ( Oeste )
Elimina letras em ordem sequencial em direção ao Oeste e letras iguais na vertical. ( Clique em qualquer N, O or P )




NORTH: ( Norte )
Elimina letras em ordem sequencial em direção ao Norte e letras iguais na horizontal. ( Clique em qualquer Q, R or S )




SOUTH: ( Sul )
Elimina letras em ordem sequencial em direção ao Sul e letras iguais na horizontal. ( Clique em qualquer T, U or V )




EAST: ( Leste )
Elimina letras em ordem sequencial em direção ao Leste e letras iguais na vertical. ( Clique em qualquer L, M or N )




MIX: ( Combinado )
Elimina letras em ordem crescente nas laterais e letras em ordem decrescente nas diagonais, a partir da letra clicada.
( Clique no W )





( Quando você elimina todas as letras você vence ! )





Você pode adicionar uma nova letra aleatória clicando sobre uma casa vazia, mas isso irá custar 1 ponto.
( Clicando em uma casa vazia )




Para agrupar todas as letras você deve clicar em um dos botões de movimento, mas isso irá custar 1 ponto também.

LEFT: ( Esquerda )
Move todas as letras do tabuleiro para a esquerda.





UP: ( Acima )
Move todas as letras do tabuleiro para cima.




DOWN: ( Abaixo )
Move todas as letras do tabuleiro para baixo.




RIGHT: ( Direita )
Move todas as letras do tabuleiro para a direita.




E finalmente, você pode redistribuir as letras no tabuleiro e irá custar 1 ponto também.

RAND: ( Redistribuir )
Redistribui aleatoriamente as letras no tabuleiro e insere uma nova letra.


Um novo E foi inserido na redistribuição. A nova letra sempre estará entre A e o nível do jogo, neste caso o nível é Z, então a nova letra poderia ter sido qualquer uma entre A e Z.



Botões de Controle: ( Control Buttons )

SAVE: ( Salva )
Salva o momento do jogo corrente pra ser restaurado apenas dentro da mesma partida.
Esta função não utiliza pontos e pode ser usada à vontade.


LOAD: ( Restaura  )
Restaura o momento do jogo que foi salvo por último.
Esta função não utiliza pontos e pode ser usada à vontade.


Veja abaixo um exemplo onde o jogo é salvo, modificado e restaurado para a mesma situação do momento em que foi salvo.











UNDO: ( Desfazer )
Desfaz até as últimas 10 jogadas. Esta função não utiliza pontos e pode ser usada à vontade.











AVISO:
Durante o jogo pode ocorrer o posicionamento de letras que aparentam uma formação de palavras ou mesmo símbolos geométricos.  Se isto ocorrer será por mera coincidência e deve ser ignorado pelo jogador.

O jogo não tem nenhum mecanismo que possa impedir isso de ocorrer porque é um jogo de tabuleiro com casas preenchidas com letras de forma aleatória e não um tipo de jogo que usa palavras ou textos.